domingo, 17 de fevereiro de 2008

Samba


Não sei o que deu na Globo pra emissora homenagear tanto a música de preto. Nunca vi o Monarco e o Arlindo Cruz aparecerem tantas vezes na tv, e olha que eu quase não assisto a nada... Mas também, pudera, acho que os globais só conhecem eles dois de sambistas (já que a imagem do Martinho, do Zeca e do Dudu Nobre estão meio "gastas").


Aproveitando que está na moda, vou falar de um grupo que mora no meu coração, desde os tempos de Pilares, subúrbio do Rio, em que rolava partido alto todo fim de semana, regado a carne e cerva. Cresci ouvindo Fundo-de-Quintal nas festas em meu quintal. Os ‘queridinhos do samba’ são os galanteadores mais sensíveis e os desiludidos mais ferozes na hora de compor. Seguem três músicas, de temáticas diferentes, que valem a pena serem baixadas, tocadas e cantadas junto com Arlindo, Sombrinha e sua trupe. Os caras são supimpas.

A melhor de todas é “Parabéns pra você”, onipresente nas rodas de norte a sul.


Amar é Bom

Você zombou de mim

Me tratou com desdém e também fez meu pranto rolar

Me feriu por querer por prazer tentou me destruir

Me iludiu magoou tanto mal fez ao meu coração

Mas deixe estar

O castigo que vinha a galope chegou de avião

Hoje vive sofrendo dizendo que é infeliz

Reconhece enfim sua ingratidão

[Repete Estrofe]

A vida é mesmo assim

Quem ri também pode chorar

Jamais se decreta o fim

Se um grande amor perdurar

Enquanto esperança existir

Lembranças saudades no olhar

Vou perdoar

Amar é bom

Me faz renascer

Gostoso é poder desfrutar desse imenso prazer

A.a.mar é bom

Me faz renascer



Parabéns Pra Você

Se o tempo passou e não fui feliz

Sei lá das razões foi

Deus que não quis

Você me propôs e não foi capaz

Fez pouco de mim até nunca mais

A dor que passou deixou cicatriz

Pois aquele amor já tinha raiz

Profunda no coração

Foi tão ruim amar em vão

Agora me deixe ir

Adeus eu vou fugir da ilusão

Parabéns pra você por tentar me enganar

Me ferir por prazer num capricho vulgar

Me querer por querer

Pra depois se negar à decisão

Abusar sem pensar foi demais pro meu coração

O azar é seu

Se daqui pra frente esta saudade

Em sua vida for metade

Por favor não vêm me procurar



Se Chama Mulher

[Pode ser uma dama

Pode ser da ralé

Mas se o peito tem chama

Se chama mulher, mulher

Pode ser uma dama

Pode até ser da ralé

Mas se o peito tem chama

Se chama mulher]

Eva nasceu da costela de Adão

E inventou a tal da tentação

Morda a maçã e verá o que é paraíso

Hoje a mulher é quem dá a decisão

Sabe o sim, o talvez e o não

Sabe dar lucro e também sabe dar prejuízo

[Refrão]

É só lembrar de Dalila e Sansão

É só lembrar Salomé e João

O homem perde o cabelo

A cabeça e o juízo

Hoje a mulher é quem dá decisão

Hoje a fêmea domina o machão

Com seu olhar, seu andar

E seu lindo sorriso

[Refrão]

Quando a Maria é bonita então

Acende a luz e qualquer lampião

Vira poeta

Esquece o seu lado bandido

Atrás de um homem que tem projeção

Na retaguarda de um campeão

Só a mulher faz o homem

Ser bem sucedido

[Refrão]

Nenhum comentário: