sábado, 16 de fevereiro de 2008

És um Xuxú!


Ninguém gosta de chuchu. Ou, pelo menos, pouca gente gosta. Por muitos, é considerado um legume sem-graça.

Coitado, esse é um vegetal insosso, degenerado, meio “maria-vai-com-as-outras”, vai pegando o gosto de tudo e assumindo uma personalidade que não é sua. Veja o caso do Caruru, prato típico baiano (na Bahia, chamam o camarão de caruru) feito de camarão e chuchu. Ele vai pegando o gosto do camarão e tchum! nem o seu verde aparece; ele vai pegando a cor do molho de tomate e do camarão e fica marrom.

E na salada? O chuchu só serve pra tapar buraco e aumentar volume. Ele é ofuscado pela batata, pela cenoura ou pelo alface. Nunca ouvi ninguém dizer: “Uhm, esse chuchu tá com uma cara boa... vou botar um pouco no meu prato!”

Mas façamos jus ao chuchu! Ele é um cara solidário, bondoso, ta sempre ali pra dar base aos outros, pra ir ao encontro da galera, pra compartilhar dos mesmos valores, sejam saporíficos, sejam aromáticos, sejam coloríficos. O que seria da salada ou do caruru se não fosse o chuchu?

Então, da próxima vez que você separar com o garfo o chuchu e pô-lo no canto do prato, pense que você pode estar desprezando um cara solidário, companheiro, e não mais um bobinho.

Um comentário:

Pedro Nurmi disse...

Não dá idéia não que vai ter muito chuchu indo fazer análise. E de repente as azeitonas de empada e pastel de carne se unam a ele. De repente eles fundam um movimento verde e dominam o país. Ah não, delete esse post. =P