domingo, 17 de fevereiro de 2008

Decadência americana


Eu queria ter visto a cara do 50 Cent, quando foi anunciado que Kanye West ganhou 5 Grammys. O rapper dos 50 centavos disse que pararia de fazer música se o álbum do Kanye (lançado no mesmo dia do 50 Cent) vendesse mais cópias do que o dele. Isso porque 50 Cent considerou o álbum do rival uma bosta, pois ele alega que aquilo não é rap, mas um pop aguado. Não é por nada não, mas eu tô com o Kanye. O hit dele, "Stronger", é sinistro, pois usa sample do "Around the Word" do Daft Punk (antiga banda francesa de musica eletrônica).

O cara, além de reinventar o rap, com batidas de outros estilos, ainda tá resgatando o conceito de rap lançado pelo Public Enemy, entre outros, que já caiu no esquecimento.

Bem, reza a lenda que quem compôs a letra de “All falls down” (algo parecido com “Decadência”), cantada por Kanye West, em seu álbum de estréia, foi Whithney Houston, logo depois de ter se afundado nas drogas, ido pra cadeia e ter sido punida pela justiça. Bem, pra mim isso faz muito sentido... Quando escutei pela 1ª vez a música, fiquei vidrada na melodia. Depois que descobri a letra, esse passou a ser o R&B mais phoda que escutei, em razão dela ser bem atual. Só pra provar o que tô dizendo, segue a letra (original e tradução mal-feita-por-mim). É muito show!

All Falls Down - Kanye West




Oh when it all, it all falls down

I'm telling you ohh, it all falls down

Man I promise, she's so self conscious

She has no idea what she's doing in college

That major that she majored in don't make no money

But she won't drop out, her parents will look at her funny

Now, tell me that ain't insecurrre

The concept of school seems so securrre

Sophmore three yearrrs aint picked a careerrr

She like f*** it, I'll just stay down herre and do hair

Cause that's enough money to buy her a few pairs of new Airs

Cause her baby daddy don't really care

She's so precious with the peer pressure

Couldn't afford a car so she named her daughter Alexus (a Lexus)




She had hair so long that it looked like weave

Then she cut it all off now she look like Eve

And she be dealing with some issues that you can't believe

Single black female addicted to retail and well


Man I promise, I'm so self conscious

That's why you always see me with at least one of my watches

Rollies and Pasha's done drove me crazy

I can't even pronounce nothing, pass that versace!

Then I spent 400 bucks on this

Just to be like n**** you ain't up on this!

And I can't even go to the grocery store

Without some ones that's clean and a shirt with a team

It seems we living the american dream

But the people highest up got the lowest self esteem

The prettiest people do the ugliest things

For the road to riches and diamond rings

We shine because they hate us, floss cause they degrade us

We trying to buy back our 40 acres

And for that paper, look how low we a'stoop

Even if you in a Benz, you still a nigga in a coop/coupe

I say f*** the police, thats how I treat em

We buy our way out of jail, but we can't buy freedom

We'a buy a lot of clothes when we don't really need em

Things we buy to cover up what's inside

Cause they made us hate ourself and love they wealth

That's why shortys hollering "where the ballas' at?"

Drug dealer buy Jordans, crackhead buy crack

And a white man get paid off of all a dat

But I ain't even gon act holier than thou

Cause f*** it, I went to Jacob with 25 thou

Before I had a house and I'd do it again

Cause I wanna be on 106 and Park pushing a Benz

I wanna act ballerific like it's all terrific

I got a couple past due bills, I won't get specific

I got a problem with spending before I get it

We all self conscious I'm just the first to admit it

Tradução




Oh e quando tudo, tudo isso acabar

Eu to te dizendo, isso tudo acaba

Cara eu juro, ela é tão sem-noção

Ela não tem a mínima idéia do que ela tá fazendo na faculdade

O curso que ela escolheu não dá dinheiro

Mas ela não pode largar, porque seus pais não vão gostar

Agora me diz se isso não é estranho

O conceito de faculdade que temos é tão perfeito

Já cursou dois, três anos e ainda não sabe o que fazer com o diploma

Ela pensou tipo: foda-se tudo, vou ser cabeleireira

Pois isso dá dinheiro pra ela pelo menos comprar um parezinhos de sapato

Porque o pai do filho dela não dá a mínima

Ela se segura como pode

Como não pôde comprar o carro sonhado, colocou o nome da filha de Alexus (um Lexus)


Ela tinha o cabelo tão grande que parecia aplique

Até que ela cortou tão curto que agora parece a Eve (cantora)

E se meteu nuns lances que você nem acredita

Negra solteira superviciada em compras


Cara eu juro, eu sou tão sem-noção

É por isso que você me vê sempre com um dos meus relógios caros

.... me deixam doido

Eu nem sei pronunciar o nome de nada, Passa logo esse Versace!

Então eu gastei 400 paus nisso

Só pra ficar fodão e você nem me notou.

Não tem uma vez que eu vá ao mercado que não veja

Alguém com a camisa novinha do ídolo do seu time

Parece que vivemos o sonho americano

Mas justamente os poderosos são os que têm a auto-estima mais baixa.

As pessoas mais belas são as que fazem as coisas mais feias.


Temos queda pelo mundo dos ricos e pelos anéis de diamantes porque eles são melhores que nós, eles cintilam porque nos põem lá embaixo.


Nós tentamos recuperar nossos 40 acres

E, por aquela escritura, veja o quanto nos rebaixamos

Mesmo num Mercedez, você ainda é um negro.

Eu digo foda-se a polícia, é como eu os trato


Compramos nossos hábeas corpus, mas não compramos liberdade

Compramos um monte de roupa quando nem precisamos

Roupas pra esconder o que há dentro, porque elas fazem odiarmos nosso corpo e amarmos o dos poderosos

Não é à toa que as gostosas só andam com os magnatas

O traficante enriquece, o viciado compra mais craque

E é o branco que se sai bem dessa


Mas não sou melhor do que ninguém

Porque nem ligo de ter arranjado 25 mil no agiota


E faria de novo só pra morar bem e dirigir um carrão

Quero vida fácil e rir à toa

Tô cheio de dívidas, não vou falar delas

Eu tenho problema de ser gastador

Somos todos sem-noção mas sou o primeiro a admitir isso

Um comentário:

Pedro Nurmi disse...

Foda mesmo. Eu sou um pouco preconceituoso com o rap dos dias de hoje. Quando passo por um daqueles clipes que só tem carros, jóias, um monte de gente e as meninas turbinadas, acho tudo aquilo muito gratuito (mesmo que tudo isso signifique abundância de poder). Não ligo muito para a música também, acho repetitiva e chata. Porém, tem gente MUITO boa. E nem preciso falar de Timbaland, pois o Kanye já provou isso.
Agora, a letra me surpreendeu! Não é todo dia que vemos um americano descendo do pedestal de "americano" e tocando as próprias feridas. Foda. Foda.