sábado, 16 de fevereiro de 2008

Ninguém liga pra ecologia ?(2) - nossa prepotência e nosso egoísmo

Podem discordar de mim, mas o que vou falar, apesar de sinistro, é a mais pura realidade.

Embora algumas pessoas abominem Freud, Peter Singer e Michael Moore, preciso junta-los para falar do aquecimento global mais uma vez.

Ouço muitos dizerem: estamos destruindo a Terra, estamos acabando com o planeta...

Isso não é verdade. A Terra é muitíssimo maior que nós, que somos reles mortais. O aquecimento global que estamos provocando não afeta em nada o planeta, em seu sentido maior. Vamos todos morrer e o planeta continuará firme e forte – com outro clima e outra natureza, obviamente, mas o calor excessivo...ou a era glacial, ambos prometidos, só arrasarão com os habitantes do Planeta.

No entanto, o motivo para eu citar os três autores acima e concatena-los ao efeito estufa, vem a propósito de nossa prepotência. Os três afirmaram que somos seres, por excelência, egoístas. E é verdade. As notícias que chegam acerca da destruição do planeta, fazem acreditar que seremos destruídos pela fúria da natureza, que nossa espécie sumirá... Desculpa, gente, mas dou minha opinião, sem ressentimentos: Tomara que isso aconteça!

Só assim o planeta ficará livre da aberração que nós somos.

Achamo-nos mais importantes que todos os outros seres vivos (animais e vegetais), do que a água e o mar. Vangloriamos-nos por termos inteligência e domínio da natureza...pra que? Pra provocar queimadas objetivando a especulação imobiliária? Pra fazer casacos de pele caríssimos enquanto crianças e animais morrem de fome e sede? Pra sugar todo o petróleo formado ao longo de milhões de anos pela “mamãe natura”, só pra entupirmos nosso carro zero com diesel ou gasolina e sair por aí buzinando e atropelando pessoas? Pra arrasar florestas, às custas de investimentos em agricultura transgênica?

Deus queira que estejamos em ameaça de extinção, assim como as milhares de raças que já exterminamos através de séculos.

Não falo isso com ódio, mas com uma observação de quem está cansado de ver seus semelhantes destruindo tudo à custa do egoísmo e de umas notas de papel que têm valor apenas para a nossa espécie.

E pra fechar, falo de algo que todos devem considerar com carinho: prefiro ver nossa espécie ser exterminada pela fúria da natureza (tufões, era glacial, inundações etc.) a ver chegarmos ao ponto de uma guerra mundial, suscitada por falta de água potável e comida (como já acontece no Oriente Médio e no Norte da Índia), em que as pessoas morrerão pela fúria das armas nucleares.

Acham que exagero? Não, gente! É pura invenção nossa.

Nenhum comentário: